Enquadramento
Dada a heterogeneidade dos sistemas de rega, das suas condições de funcionamento e das características edafo-climáticas dos locais onde a pera Rocha está inserida, principalmente na região do Oeste, é necessário realizar um diagnóstico inicial, de forma a quantificar os débitos reais e atuais e possíveis anomalias nos sistemas de rega. Embora a análise da água do solo seja um procedimento padrão na decisão da rega, assumindo-se um equilíbrio tendencial no sistema água-planta, em rigor, uma vez que a produção vegetal depende do bom estado fisiológico das plantas, deve ser a fisiologia destas a determinar o regime hídrico.
Por esta razão, um dos objetivos deste trabalho passa pela investigação e desenvolvimento experimental de medições que pretendem conhecer o estado fisiológico das pereiras em cada condição do estado hídrico do solo/regime hídrico, nas diversas fases do ciclo anual de produção.
Dada a dispersão das zonas de produção da Campotec IN, implementaram-se quatro pontos de recolha de dados referentes às condições de rega, estado fisiológico da planta e condições climáticas, permitindo integrar informações e perceber a influência do clima na rega e, consequentemente, no crescimento da pera, contribuindo para o ajustamento da rega à produção de frutos de elevada qualidade.
Através deste projeto ainda foi possível conhecer as necessidades reais de água em cada fase do ciclo, sem afetação da produção, reduzindo as dotações finais pelo seu ajustamento aos consumos em cada uma dessas fases.