Resultados da operação
Em termos dos resultados gerados pela presente operação ao longo do tempo, espera-se um aumento da produtividade líquida dos pomares de elevada densidade. O aumento deste indicador está intimamente ligado à gestão de rega inteligente e ao conhecimento fisiológico das plantas, nomeadamente na fase pós-colheita em que muitas vezes não se dá a devida importância.
A disponibilização da quantidade de água adequada no momento certo, exige uma monitorização constante e em tempo real. Tendo este aspeto em consideração, o projeto irá construir e desenvolver novas tecnologias de informação que permitirão a todos os intervenientes do processo a consulta em tempo real das necessidades da cultura, antecipando e ganhando dias de trabalho que terão reflexo imediato na saúde e vitalidade das plantas.
Desta forma, as vendas da Campotec IN referentes à comercialização da pera irão aumentar substancialmente. O resultado deste aumento, deve-se não só ao aumento líquido da quantidade de fruta produzida, mas também por se ter conseguido aumentar a consistência da produção de local para local e assim, estabilizar a produção em calibre de maior valorização económica e mitigar os fenómenos de quebra de produção associados a ciclos de safra e contra-safra.
Pretende-se que este projeto sirva de "montra" a outros produtores que reconheçam as mais-valias na instalação de pomares de elevada densidade.