top of page

Benchmarking

O projeto “LimTec” baseia-se numa tecnologia inovadora em Portugal que assenta na valorização de um produto que, por um lado é deixado nos pomares e, aí não tem qualquer valor comercial e por outro lado, é separado na central por não cumprir os requisitos para a sua comercialização como fruto, sendo vendido a preços significativamente abaixo do valor de mercado. Com este projeto pretende-se atingir a sustentabilidade nas suas três vertentes, ou seja, pretende-se diminuir o desperdício, o número de resíduos e valorizar os recursos disponíveis, alargar a oferta de produtos da entidade promotora e consequentemente, aumentar o volume de negócios da cooperativa e, alargar a oferta e aumentar a disponibilidade de produtos de qualidade para o consumidor final, abrindo desta forma a oportunidade para a criação de novos mercados neste setor.  

 

De referir, que este é um produto que pode ser ou não congelado. No entanto, a simples congelação pode ser adequada para armazenar sumo e polpas, devido ao reduzido risco de crescimento microbiano, uma vez que se trata de um produto muito ácido. 

Mesmo assim, através de um processamento de concentração pode ser obtido um produto final de elevada qualidade, de características bastante diferenciadoras (p.e. cubos de concentrado de limão congelado) e, com um tempo de vida útil muito mais alargado e com melhores parâmetros sensoriais, aquando da diluição ou reconstituição.

 

Outros pontos fortes deste projeto consistem também, na conceção de produtos diferenciadores com elevado valor comercial em Portugal e no estrangeiro, a disponibilidade de um produto sem influência de fatores de sazonalidade e com várias aplicações práticas. Este é um projeto com uma visão estratégica e com um plano de redução e valorização de recursos bem definidos.  

bottom of page