top of page

Fase do projeto

Atualmente o projeto ainda só foi desenvolvido à escala laboratorial, onde foram testadas diferentes formas de concentração do sumo de limão e, adicionados diferentes tipologias de produto, isto é, com e sem açúcar e com e sem a presença de sólidos em suspensão. No entanto, o produto já foi sujeito a diferentes análises sensoriais com painel de provadores e consumidores e a fórmula já se encontra consolidada. Também já foi devidamente estudada a viabilidade e a sustentabilidade do produto final no mercado nacional.

A sua valorização económica só estará completa após o real dimensionamento da indústria, divulgação do produto e após a realização do plano de negócios. Uma boa divulgação do produto é essencial para o sucesso do mesmo junto dos consumidores e de futuros empreendedores, logo será desenvolvido pela Frutoeste um “Guia de processamento de sumo de limão congelado – metodologias a aplicar”, o qual será de grande utilidade na adoção de metodologias por parte de outras entidades. A CONSULAI irá apoiar o dimensionamento de uma unidade industrial para a produção do novo produto e o INIAV tem uma contribuição significativa na transferência tecnológica do projeto, isto é, na passagem da escala piloto para a escala industrial da Frutoeste.

 

Este é um projeto que se prevê que entre no mercado nacional a curto prazo, no entanto, apesar do canal de comercialização de exportação ser bastante elevado, apenas se prevê a sua introdução no mercado internacional a médio/longo prazo pois isto significa aumentar o volume de produção e adaptar a tecnologia e a própria indústria para essa nova realidade. 

bottom of page