top of page

Impacto gerado

 

A produção de proteína vegetal é um tema incontornável nos próximos anos em virtude do aumento do crescimento da população mundial. portugal não pode ficar de fora deste tema e tem de ser capaz de criar condições para aumentar de forma sustentável a produção de leguminosas e proteaginosas. 

 

Para que isso se possa concretizar é necessário trabalhar no aumento sistemático de culturas e, sobretudo, da qualidade do produto final obtido para que se possa criar valor ao longo de toda a fileira e que permita captar um conjunto tão vasto quanto possível de bons produtores. 

 

Assim, este projeto permite desenvolver um novo processo com vista à obtenção de variedades mais resistentes e de valor acrescentado, com uma forte componente de aumento do conhecimento agronómico da cultura do tremoço e dos necessários processos de seleção e armazenamento de semente e de grão. 

 

Para além disso, o Tremoço pode ser uma cultura muito importante num modelo de rotação de culturas em muitas das zonas agrícolas de maior potencial do país, nomeadamente no perímetro de rega do Alqueva. Isto significa que a utilização da cultura do Tremoço em regime de rotação permite que o solo seja enriquecido com azoto fixado pela plantas. Desta forma é possível cerca de 30 unidades de aplicação de azoto industrial no solo.

 

 

bottom of page