Impacto Gerado
Novo processo de gestão de rega para a Olivais do Sul
OlivoReg é um projeto que apresenta um impacto bastante positivo no curto/médio prazo de operação. O conhecimento personalizado dos principais indicadores relacionados com a gestão da água ao olival específico desta exploração, permitirá não só manter ao mínimo indispensável a rega, como permitirá melhorar a eficiência da gestão de todos os outros recursos, como os agentes de fertilização e mesmo os agentes fitofármacos.
Além disso, com a monitorização da evolução da maturação dos frutos é possível prever o rendimento e a qualidade em cada estádio de maturação, caso a colheita fosse feita nesse momento, permitindo a otimização da data de colheita para a maximização do rendimento em azeite, na medida em que o estádio de maturação e o teor de água nos frutos, influenciado pela gestão da rega, condiciona o rendimento da extração do azeite.
Mais especificamente, a introdução de um sistema de gestão racional de água permite prevenir a degradação da qualidade e da quantidade disponível de água, como:
-
Aumento do teor de matéria orgânica do solo até 0,25% ao ano;
-
Diminuição do escoamento superficiale consequente erosão.
Assim, a implementação d práticas agrícolas que envolvam a minimização da erosão do solo, a maximização do teor de matéria orgânica, a redução da quantidade de adubos aplicados e a utilização de fertilizantes naturais, a gestão adequada dos equipamentos e das práticas de mobilização do solo e a gestão da água da rega, permitem aumentar o sequestro de carbono até valores da ordem das 4 toneladas de CO2 equivalente por hectare e por ano. O aumento do sequestro de carbono, associado a uma redução das emissões de carbono, permitirá reduzir consideravelmente a pegada de carbono, estimando-se uma redução da unidade poluente por VAB gerado superior a 5%.
Todas as medidas mencionadas, para além de se relacionarem com a redução das emissões de carbono, são medidas de melhoria da eficiência energética.