Resultados da Operação
Novo processo de gestão de rega para a Olivais do Sul
O projeto OlivoReg considerou 2018 como o ano cruzeiro, por ser o ano em que se estima que o processo esteja efetivamente afinado e em velocidade cruzeiro por todos os agentes da empresa. O ano termo da operação considerado foi em 2020.
O valor das vendas na pré-operação reflete a realidade da empresa em 2012. Consideram-se todos os custos específicos da exploração referentes exclusivamente à atividade de azeitona em regime intensivo e em regime superintensivo.
No ano cruzeiro prevês-se um aumento na produção em cerca de 5%fase ao ano pré-projeto. Este é uma estimativa por defeito, pelo fato dos preços médios das vendas serem variáveis. Assim, desta forma amortiza-se esse efeito que é muito difícil de prever.
Relativamente aos custos específicos, espera-se que o projeto contribua ativamente para a redução dos custos de fertilização e fitofármacos. para estes custos, estima-se uma redução de 5% ao ano a partir do ano cruzeiro. Os custos associados à energia, nomeadamente o gasóleo e a eletricidade após o ano cruzeiro foram estimados tendo por base uma redução de 10% face a pré-projeto.
Esta redução, bastante significativa é possível de atingir, considerando a otimização da água regada que por sua vez está fortemente relacionada com os consumos energéticos no lagar, uma vez que o teor de humidade da azeitona será otimizado no campo, reduzindo a necessidxade de extrair água do fruto. Esta redução não foi contabilizada na análise apesar de ser uma mais valia importante para o projeto.