top of page

Impacte gerado

Com este projeto, realizado em modo de produção biológica, serão realizadas operações culturais que visão promover a melhoria da estrutura do solo e o aumento da sua base de fertilidade com a incorporação de matéria orgânica proveniente de composto biológico. Pretende-se efetuar apenas uma única preparação do solo inicial, indispensável para a correta instalação das culturas, recorrendo a técnicas que preservem e promovam a estrutura do solo. Nos anos subsequentes, e devido à instalação de tela, irão ser adotadas práticas de não mobilização. Deste modo, poder-se-á estabelecer índices bastante elevados de vida microbiana no solo assim como prevenir fenómenos de erosão do solo. 

 

No curto prazo pretende-se divulgar as duas espécies em estudo, não só para empreendedores agrícolas mas também para empreendedores agro-industriais. O projeto irá permitir a incorporação dos novos produtos em diversos alimentos em substituição do açúcar e adoçantes sintéticos e sal. Pretende-se que existam mais alternativas alimentares para grupos de risco como são o caso dos diabéticos e hipertensos. 

 

No médio prazo pretende-se estabelecer uma fileira de PAM em Portugal que alie a produção e a transformação, com vista ao mercado interno e externo, com uma marca de qualidade associada à produção nacional deste género de plantas. 

 

No imediato este projeto contribui para a experimentação de dois novos produtos a comercializar pela CERCICA, associando o MPB à marca de agricultura social. Contribui de forma direta para a sustentabilidade financeira da instituição. Ao nível nacional destina-se aos cerca de 197 produtores agrícolas de PAM em MPB, mas também a todos os agricultores portugueses. Tendo em conta o aumento de jovens que se interessam pela agricultura pretende-se também apresentar os resultados do projeto à sociedade em geral através de meios de comunicação social. 

bottom of page