top of page

Objetivos

A produção de Tomilho bela-luz e de Stevia rebaudiana na CERCICA apresentava como principal objetivo inicial a comercialização destas espécies em vasos para privados e retalhistas, para além de se praticar alguma experimentação com folhas secas. No entanto, a falta de informação sobre modos de produção, operações culturais adequadas e ligação à melhor qualidade do produto final, tornou-se um obstáculo à produção e transformação destas espécies. 

 

Assim, o presente projeto pretende testar diferentes modos de produção para duas espécies aromáticas com enorme potencial para a agricultura portuguesa: Stevia rebaudiana Bertoni, com potencial de substituição do açúcar e adoçantes artificiais, e Thymus mastichina L. (Tomilho bela-luz), com potencial de substituição do sal nos alimentos. 

 

Este objetivo principal está à responsabilidade do parceiro IICT, I.P., que terá um papel fundamental na interpretação ao nível bioquímico e nutricional da produção em campo. Desta forma, procura-se interligar o método de produção mais adequado para a obtenção do melhor produto final: o óleo essencial a fornecer à indústria alimentar. 

 

A CONSULAI participa no consórcio como parceiro essencial no desenvolvimento e viabilidade do projeto através das suas atribuições e atividades nas áreas de investigação e desenvolvimento. 

 

Com este projeto ainda se pretende: i) aumentar a variedade de produtos disponibilizados pela CERCICA, com introdução de dois novos produtos; ii) avaliar agronomica e economicamente a produção de Stevia rebaudiana e Tomilho bela-luz; iii) avaliar o potencial de mercado dos novos produtos; iv) divulgar os resultados junto de novos produtores e indústrias. 

 

bottom of page