Metas
Pretende-se com este projeto introduzir a cultura do milho para pipoca em Portugal. Para tal será fundamental estudar os Ãndices de produtividade e padrões de qualidade para cada uma das cinco variedades que irão ser estudadas neste projeto.
É fundamental estudar várias parcelas com localizações distintas por forma a determinar a influência das variáveis edafo-climáticas com o intuito de minimizar a variabilidade dos resultados e a influência de diferentes pressupostos, estabilizando assim o potencial produtivo das cinco variedades em estudo. Por se tratar de novas variedades, é determinante avaliar as práticas culturais mais adequadas.
Por outro lado, é necessária a validação das caracterÃsticas do milho obtido dos ensaios realizados. As caracterÃsticas do produto final (pipoca) são dependentes das caracterÃsticas fÃsico-quÃmicas e morfológicas do grão, nomeadamente o tipo de amido predominante (hard starch), das caracterÃsticas de dureza do pericarpo e das camadas externas do endosperma. O grau de hidratação do grão, e consequentemente o nÃvel de secagem aplicado ao cereal, é outro fator chave determinante da qualidade do milho de pipoca.
Outro objetivo fundamental deste projeto será a determinação das contas de cultura, que até agora não existem para este produto em Portugal e que serão aplicadas numa fase de incorporação de resultados, ou seja, quando se passar à instalação destas variedades em novos produtores. Durante todo o processo de acompanhamento da cultura será feita a recolha de dados para a determinação da pegada de carbono ao longo de todo o ciclo de vida da pipoca.