top of page

Disponível nas salas dos cinemas NOS

Milho pipoca produzido exclusivamente em Portugal

O "Milho pipoca" consiste num projeto de Cooperação para a Inovação (Medida 4.1 do PRODER) resultante de uma parceria entre a Agromais, Agrotejo, Consulai e Prosense. 

 

O milho consumido na confeção de pipocas em Portugal é maioritariamente importado de locais onde as variedades tipo Butterfly e Mushroom são largamente produzidas para a indústria alimentar na produção de pipocas e outros snacks. Este projeto de inovação incidiu sobre a produção de variedades de milho no Ribatejo e Alentejo para confeção de pipocas. Os ensaios duraram cerca de dois anos e o milho selecionado está já a ser comercializado.

 

Nos ensaios foi avaliada a cultura do milho para fins de produção de pipoca em diferentes vertentes como a adaptabilidade, determinação de contas de cultura, características físico-químicas e morfológicas do grão e cálculo da pegada de carbono. Este projeto demonstra ainda a mais-valia do trabalho em rede de organismos de investigação como empresas privadas que resultam em soluções inovadoras e na criação de valor para os seus negócios. 

bottom of page