Objetivos
"Milho pipoca" é um projeto desenvolvido por um consórcio liderado pela Agromais, com participação da Agrotejo, Consulai e Prosense. Este projeto inovador incidiu sobre a produção de variedades de milho para confeção de pipocas, abrindo desta forma um novo mercado para os produtores de milho em Portugal.
Este projeto vem contribuir diretamente para a introdução e implementação de novas variedades de milho em Portugal com um único objetivo central: a confeção de pipocas. No entanto, destacam-se os seguintes objetivos gerais desta operação:
-
Aumento da variedade de produtos disponibilizados pelo promotor, com introdução de novas variedades para confeção de pipocas;
-
Avaliação agronómica, físico-química e económica da produção das novas variedades de milho;
-
Avaliação do potencial de mercado dos novos produtos;
-
Divulgação dos resultados junto de outros produtores.
É de extrema relevância o fato deste projeto ter sido desenvolvido com o objetivo de desenvolver e disponibilizar um produto comercializável no curto prazo. Entende-se que a inovação deve ser alimentada pela criatividade, com abordagens "fora da caixa". No entanto, a inovação apenas se completa quando se tem um produto diferenciador mas com mercado e com visibilidade económica e financeira, como é o caso em estudo.
