Resultados da operação
No imediato este projeto contribui para a experimentação de cinco novas variedades de milho para pipoca a comercializar pela Agromais numa área de 2 hectares.
No curto prazo estas ações permitem a divulgação das modalidades de produção de milho para pipoca, não só para empreendedores agrícolas mas também para empreendedores agro-industriais.
Estas ações permitirão a incorporação do novo produto em diversos campos de produção e a sua comercialização numa área estimada em 200 hectares com o objetivo de produzir as 1000 toneladas que têm um consumo garantido por parte das empresas de cinemas. É de referir que aqui estão a ser contabilizados os valores de produção associados ao consumo por parte do consumidor individual.
Pretende-se que no médio prazo existam mais alternativas de oferta de milho para pipoca de produção nacional, sem necessidade de recurso a produtores externos.
Um dos pontos fortes deste projeto inovador consiste na parceria estabelecida com a NOS Lusomundo Cinemas que acompanhou com grande interesse a realização de todos os ensaios sempre no sentido de criar um produto inovador indo ao encontro das exigências do mercado, com comercialização assegurada. Este parceiro vê a produção de milho nacional como um fator potenciador do controlo da produção tanto de forma quantitativa como qualitativa, assim como uma oportunidade de contribuir para a redução da pegada de carbono do produto estrela dos seus cinemas: as pipocas.
No presente ano, e numa primeira fase, o milho produzido neste âmbito já foi comercializado em Portugal, nomeadamente nos 29 cinemas NOS.