
Objetivos
O "Vinho de Baixo Carbono" é um projeto que pretende conceber de raiz um novo segmento de vinho que incorpore os benefÃcios ambientais originários do novo processo de agricultura sustentável. Este vinho, criado a partir das vinhas da Herdade de Mingorra, apresenta todas as caracterÃsticas distintivas organoléticas e acarreta consigo a responsabilidade desta Herdade, na medida em que pretendem reconhecer, assumir e minimizar o impacto ambiental da sua atividade.
O reconhecimento dessa responsabilidade será quantificado com base na implementação da norma ISO 14044 (Análise de Ciclo de Vida) e com base na norma PAS 2050 (Pegada de Carbono), de forma a validar os pressupostos assumidos e o modelo de produção.
A Herdade da Mingorra, com o apoio da CONSULAI, tem de construir um sistema de gestão, para auditoria, com toda a informação organizada e tecnicamente sustentada.
Assim, este projeto apresenta os seguintes objetivos gerais:
-
Identificação e implementação de novas práticas culturais na produção de uva de alta qualidade com menor intensidade carbónica e com menor impacto para o meio envolvente;
-
Estudo do impacto de novas práticas culturais face ao sistema de referência em termos de emissões de GEE;
-
Certificação do vinho de baixo carbono, implementando um sistema de gestão;
-
Criação de uma nova marca com uma imagem diferenciada;
-
Redução da quantidade de vinho vendido a granel por vinho engarrafado de baixo carbono.