BUFFER
São faixas multifuncionais de vegetação herbácea – com alta diversidade florística – sem qualquer atividade agrícola, que ocorrem entre as áreas de produção e estruturas sensíveis como as linhas de água e a sua vegetação ripícola adjacente, assim como margens de campos, sebes e bordaduras florestais. Para além de criarem zonas tampão, estas estruturas potenciam a produtividade das culturas adjacentes, a biodiversidade e os serviços de polinização (fornecem alimento e refúgio natural para as população de insetos polinizadores).
-
Largura do buffer – o potencial impacto que os pesticidas (à deriva) podem causar diminui com a largura do buffer visto que existe um aumento de oportunidades de filtração pela vegetação. O impacto sobre o escoamento superficial aumenta com a largura do buffer devido a maiores oportunidades de infiltração e possibilidade de filtração pela vegetação.
-
Remoção de poluentes acumulados – os potenciais poluentes acumulados devem ser removidos do buffer para garantir que não atinjam um nível em que o próprio buffer seja uma fonte poluente.
-
Densidade da vegetação – quanto maior for a densidade da vegetação existente maior será o efeito de barreira face a potenciais poluentes dispersos.
-
Altura da vegetação – quanto maior a altura da vegetação no buffer maior será o efeito de barreira de proteção face potenciais poluentes dispersos.